FAQ - Perguntas mais frequentes

É possível fazer dropshipping sendo MEI?

Para fazer dropshipping é necessário que a empresa possa emitir Nota Fiscal Eletrônica, pois é por meio do arquivo XML da sua nota fiscal de venda que se dará o inicio do processo de dropshipping em nosso sistema.

Alguns Estados não obrigam o MEI a emitir a NF-e e deixa facultativo ao contribuinte, mas para o nosso sistema é obrigatório. Se você ainda não possui Nota Fiscal Eletrônica e deseja utilizar o dropshipping, primeiramente você deve se informar pelo "Portal do empreendedor" http://www.portaldoempreendedor.gov.br qual é o procedimento para solicitar o seu certificado digital e habilitar a sua empresa para emissão da nota fiscal eletrônica.

Se você já está habilitado a emitir nota fiscal eletrônica, você já pode fazer dropshipping utilizando nossos serviços, para isso, basta solicitar ao seu vendedor/fornecedor que tem interesse em utilizar o dropshipping.

Pode ocorrer de algum fornecedor de recusar a aceitar o MEI para dropshipping, por isso, nossos atendentes poderão passar esta informação no momento da contratação.

 

O que é a Taxa de Logística Fracionada ?

É o valor cobrado por alguns fornecedor para executar o fracionamento do pedido e que compreende: custo com separação, embalagem fracionanda, etiquetagem para o destinatário final, entre outros.

Esta taxa é paga pelo lojista, diretamente para o fornecedor.

* * * IMPORTANTE * * *

- A Taxa de fracionamento não está inclusa no preço do produto.

- Consulte a política do forncedor em nosso "Estoque Virtual" para saber se existe taxa de fracionamento.

Como funciona o Dropshipping nos Marketplaces?

O Lojista pode usar uma tabela virtual do seu fornecedor para saber a disponibilidade de estoque dos produtos, fazer uma integração desta tabela com o sistema dos Marketplaces para disponibilizar somente os produtos que constam em estoque no seu fornecedor, realizar a venda do produto pelo Marketplace para seu cliente e solicitar ao seu fornecedor para realizar a entrega diretamente para seu cliente.

No entanto, ainda existe algumas restrições quanto a questão do frete e transporte, onde alguns marketplaces e não permitem que os produtos sejam despachados de outro endereço diferente do cadastro do lojista.

O endereço logístico cadastrado nos marketplaces deve ser OBRIGATORIAMENTE o endereço do fornecedor ou região próxima ao fornecedor.

Em alguns fornecedores, pode ser aceito outro endereço, no entanto, RECOMENDAMOS que o cliente tenha uma conta para cada endereço de origem, ou seja, que a etiqueta esteja com o endereço do fornecedor. Se o cliente utilizar a mesma conta já existente e com outro endereço, o Marketplace irá calcular o valor do frete e o prazo de entrega partindo do endereço de cadastro, e como os produtos serão despachados do endereço do fornecedor, é possível que haja uma cobrança posterior de diferença de frete. Algumas agencias de correios, não farão restrição quanto a postagem de outro endereço, isso é normal, mas já vimos casos de recusas, por isso recomendamos que seja utilizada uma conta pra cada fornecedor. 

DROPSHIPPING PELA OLIST, independente do fornecedor, o endereço logístico cadastrado na OLIST deve ser OBRIGATORIAMENTE o endereço do fornecedor ou região próxima ao fornecedor.

Estas informações podem ser alteradas a qualquer momento, portanto, mantenha sempre contato com nossa equipe e veja nossos informativos.

 

 

O que é Crossdocking ?

Atualmente é também popularmente conhecido como Estoque virtual.

Este termo (cross docking ou estoque virtual) é utilizado para representar um modelo de sistema de distribuição, no qual o revendedor não estoca os produtos comercializados, mas consulta o catálogo de produtos disponíveis em seus fornecedores e realizam suas vendas. Somente após vender os produtos, o revendedor efetua a compra com o seu fornecedor.

Nesta modalidade de crossdocking, o fornecedor remete o produto para o revendedor, que por sua vez realiza a entrada do produto fisicamente em seu estoque e em seguida remete o produto para o seu cliente final.

O crossdocking foi uma grande evolução e permitiu que muitos revendedores passassem a utilizar dessa estratégia para aumentar suas vendas e seu mix de produtos, e também permitiu que os fornecedores passassem a disponibilizar seus estoques para um maior número de revendedores efetuarem vendas, enfim, o crossdocking foi uma excelente ideia que deu certo e ainda vem crescendo muito.

Porque tenho que pagar para ter acesso ao crossdocking ou dropshipping?

A empresa B2Lite, tem a finalidade de oferecer aos lojistas, catálogos de produtos online, de fornecedores com capacidade de operar com crossdocking e dropshipping, oferecendo também apoio, orientação e esclarecimentos tanto para os lojistas como para os fornecedores sobre esta modalidade de comércio que ainda é novidade no Brasil.

A B2lite criou o sistema DSLite.com.br - O portal do Dropshipping e Crossdocking, e com isso disponibiliza os produtos e as APIs necessárias para que possa ser integrado e consultado através de outros sistemas e plataformas de e-commerce.

Com a adesão ao serviço disponibilizado pelo sistema DSlite o cliente passa a ter acesso ao catálogo de todos os fornecedores disponíveis no ambiente DSLite, desde que seja cadastrado e autorizado pelo fornecedor.

 

Posso utilizar o Dropshipping com serviço de Entregas do Marketplace?

Sim. A etiqueta de frete deve ser inserida na página do pedido dentro da plataforma DSLite. São aceitas na plataformas Etiquetas PDF.

O preço que está no XML do crossdocking já está com impostos?

As questão de preços e impostos, são informações mais específicas do próprio fornecedor e o ideal é confirmar diretamente com o fornecedor, o sistema DSlite recebe os preços e disponibiliza e nosso equipe não tem todos os detalhes e/ou mudança em legislações.


O preço que aparece no XML para o cliente é exatamente o preço que ele vai pagar para o fornecedor, já com os impostos que estarão na nota fiscal.


Caso o cliente tenha que recolher algum outro imposto em decorrência da entrada do produto em seu Estado, exemplo, ST sem convênio. ESTE NÃO ESTÁ INCLUSO NO XML.

O Lojista pode trabalhar com mais de um fornecedor no Dropshipping?

Sim, com quantos fornecedor ele quiser.

No entanto, no caso de vendas pelo marketplace, para utilizar as etiquetas de transporte dos marketplaces, o endereço de origem dos produtos não pode ser o endereço de um dos fornecedores, ou seja, o lojista deverá utilizar em sua conta no marketplace o endereço de sua empresa ou de alguma Agencia conveniada dos correios.

O que é Dropshipping ?

É também popularmente conhecido como Venda à Ordem ou ainda Operação de venda triangular.

Dropshipping é uma técnica de gestão da cadeia logística na qual o revendedor não mantém os produtos em estoque, ele oferta e comercializa os produtos que estão no estoque do fornecedor. Assim que o cliente final efetua a compra, o revendedor solicita e paga ao fornecedor que fará todo o processo de embalagem e envio diretamente ao cliente final. Dessa forma, o revendedor usa o estoque dos seus fornecedores.

O dropshipping é uma evolução do crossdocking e com isso ficou muito fácil para os revendedores, pois eles não precisam fazer as compras, e tão pouco a logística de suas vendas através desta modalidade. O dropshipping traz aos revendedores uma grande vantagem onde eles economizam com custos de embalagens, estocagem, capital de giro com investimento em estoque e a gestão logística. 
 

Como funciona o Dropshipping ?

Passo 1

- O Lojista faz a venda e emite a nota fiscal de faturamento para o seu cliente para entrega a ordem.

Passo 2

- O Lojista faz upload do XML da sua nota fiscal no portal DSLITE www.dslite.com.br

Passo 3

- O fornecedor providencia a entrega do produto diretamente para o destinatário final acompanhada da nota fiscal de remessa e da DANFE de faturamento do Lojista.

- O fornecedor emite nota fiscal de faturamento normal para o lojista.

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Descrição mais detelhada:

No DORPSHIPPING 

  1. o lojista consulta a disponibilidade de estoque do fornecedor;
  2. o lojista faz a venda para o cliente final;
  3. o lojista já emite a nota fiscal de simples faturamento para o cliente final, nesta nota fiscal vai a mensagem “A mercadoria será entregue por: [dados do fornecedor]”;
  4. o lojista envia o XML desta nota fiscal para o fornecedor, através do portal DSlite.com.br ou e-mail configurado no DSLite ou integração que será disponibilizada;
  5. o fornecedor envia o produto diretamente para o cliente final com nota fiscal de simples remessa citando a mensagem “Mercadoria entregue por conta e ordem de [dados do lojista] e [nota fiscal do lojista];
  6. o fornecedor emite nota fiscal de venda para o lojista citando a mensagem “Mercadoria entregue com NF [dados da nota fiscal de remessa para o cliente final].

Como o lojista envia o pedido de Dropshipping para o fornecedor?

Existem 02 formas de enviar o dropshipping para o fornecedor, sendo que o usuário poderá utilizar a forma que for mais conveniente para o seu processo. 


Em todas as formas, será sempre pré-requisito ter em mãos o arquivo xml de faturamento da nota fiscal eletrônica para o destinatário final.

  • 1. Envio do dropshipping pelo Portal DSlite.com.br 

Acessar o Portal do dropshipping e fazer upload do arquivo xml de faturamento através do menu “Criar Pedido”

 

 

  • 2. Envio do dropshipping por integração via API 

Para utilizar esta opção, o desenvolvedor deverá consultar a documentação das nossas APIs através do link : https://api.dslite.com.br/

Tem como selecionar somente alguns itens do fornecedor para trabalhar?

O sistema DSlite não restringe os itens, tudo que o fornecedor disponibilizar para o lojista, ele terá acesso pelo sistema DSlite, no entanto, fornecedor a seus exclusivo critério poderá restringir itens por clientes e neste caso, o sistema DSlite irá replicar a restrição, ou seja, será sempre respeitado o política do fornecedor.


No portal DSlite, o lojista tem opção de ocultar os itens que não pretende trabalhar, isso para facilitar a sua navegação.

Como Utilizar o Dropshipping em minha loja Física?

Utilizando o catálogo virtual do seu fornecedor para saber a disponibilidade do estoque dos produtos, realizar a venda do produto para seu cliente e solicitar que seu fornecedor realize a entrega diretamente para o seu cliente.

Realizar todo o procedimento de emissão de notas fiscais semelhante à venda online. E postar o XML da nota fiscal eletronica no portal DSlite.

Tenho mais de um CNPJ ou Filial e quero utilizar o Dropshipping em todos como proceder?

Será necessário contratar um plano/adesão para cada CNPJ, pois cada CNPJ/FILIAL é tratado como uma empresa diferente no sistema DSlite e integraçao com os fornecedores.

Quais os principais benefícios do Dropshipping?

  • É a evolução do estoque Crossdocking;
  • O lojista vende e o fornecedor entrega;
  • Ampliação do mix de produtos;
  • Deixar que seu fornecedor se preocupe com a logística;
  • Economia no tempo de entrega;
  • Sem investimento em estoque e gastos com embalagens;
  • Economia de espaço de estoque e expedição;
  • Foco nas vendas;
  • Baixa necessidade de capital de giro;
  • Localização flexível para seu negócio.

 

Como funciona o pagamento para os fornecedores ?

Os pagamentos dos produtos vendidos são realizados diretamente para os fornecedores e são na modalidade pré-pago, onde o fornecedor trabalha com boleto mínimo para recarga de saldo pré-pago.


Atualmente os valores de recarga mínima varia de R$ 300,00 a R$ 1.000,00 reais, dependendo de cada fornecedor.


Se o lojista não tiver saldo disponível para pagar o produto, o fornecedor envia um boleto mínimo suficiente para realizar o pagamento e deixa o saldo disponível para as próximas vendas e assim por diante. Qualquer outro tipo de negociação deve ser realizada diretamente entre o lojista e o fornecedor.

Qual é valor da mensalidade para utilizar o sistema DSLITE ?

    Atualmente possuímos apenas dois tipos de mensalidades, que são:

    R$ 165,00 para acesso ao DROPSHIPPING;
    R$ 110,00 para acesso apenas aos recursos de CROSSDOCKING;

    Esta mensalidade já inclui acesso ao catálogo de 05 (cinco) fornecedores disponíveis, desde que, autorizados por eles. 

    PS:CONSULTE PLANOS ADICIONAIS EM NOSSO PORTAL.

    Estamos concedendo os primeiros 30 dias grátis para o plano Dropshipping e 15 dias grátis pra o plano Crossdocking e após este período enviamos um boleto de renovação para os próximos 30 dias e assim sucessivamente.

    Trabalhamos na modalidade PRÉ-PAGO e não cobramos taxa de fidelidade ou multa por rescisão, quando o cliente não quiser mais utilizar o sistema, basta ignorar o boleto recebido, que o sistema irá pausar e inativar a sua conta automaticamente.

Quais os requisitos para fazer Dropshipping com o sistema DSLITE ?

Para o Dropshipping:
O cliente deve ser pessoa jurídica com inscrição estadual e certificado digital habilitado para nota fiscal eletrônica e geração de arquivo XML.
Ser MEI não impede o dropshipping, desde que o cliente esteja habilitado para geração de nota fiscal eletrônica e disponibilize o arquivo XML.
Tem alguns Estados que não disponibilizam o arquivo XML para nota fiscal avulsa, portanto é importante fazer esta consulta prévia, um contador do seu Estado certamente terá esta resposta.

Para o Crossdocking:
Deve ser pessoa jurídica e fazer compras para revenda, mas não tem a exigência da capacidade de geração de nota fiscal eletrônica.
 

Onde posso vender os produtos através do dropshipping ?

Os produtos podem ser vendidos em qualquer canal de vendas, podendo ser no website do lojista, nos marketplaces, em lojas físicas, redes sociais, etc... enfim, os produtos podem ser vendidos em qualquer lugar, desde que seja emitido nota fiscal de vendas.

Atualmente temos integração direta com a OLIST, acelerador de vendas nos marketplaces de alta reputação nos sites mais relevantes do Brasil.

Quais recursos são disponibilizados pelo DSLITE ?

NÃO FORNECEMOS a plataforma de e-commerce para os nossos clientes, nosso foco é fornecer os CATÁLOGOS DE PRODUTOS dos nossos fornecedores e os meios para os clientes acessarem e/ou integrar em seus sites e sistemas.

Disponibilizamos arquivos dos catálogos no formato XML, Excel e APIs que podem ser utilizadas para integração em qualquer sistema, além da consulta completa dos catálogos de produtos pelo nosso portal.

E trabalhamos também em parceria com várias plataformas de e-commerces e integradores, além de possuirmos integrações ativas direta com vários sistemas, atualmente temos integrado ou homologado os parceiros: BLING, MINTEGRA, ANYMARKET, PLUGG.TO, OLIST, VISUAL E-COMMERCE,  MKX, BIS2BIS, OPENCART, INSERTSOFT, LEXOS, e diversas outras plataformas por intermédio dos integradores, tais como: TRAY, LOJA INTEGRADA, NUVENSHOP, entre outras.

Você pode consultar a lista de parceiros atualizada em nosso website.

Quero começar utilizar o DSLITE, como eu faço ?

  1. Primeiramente o lojista deve verificar se possui os requitos para operar com o dropshipping Legal;
  2. Precisamos do CNPJ do lojista para fazermos um cadastro prévio em nosso sistema;
  3. Precisamos que o lojista indique com quais fornecedores deseja trabalhar, para que possamos enviar o seu cadastro e obtermos a liberação por parte dos fornecedores;
  4. Enviaremos um Termo de Adesão por e-mail e assim que for aceito, o cliente recebe um e-mail de “boas vindas” com algumas instruções para gerar seu login e senha de acesso ao nosso portal e também seu token de acesso para integrações e link para manuais;
  5. Assim que os fornecedores forem autorizando, o DSLITE vai disponibilizando os catálogos no sistema. Alguns fornecedores podem entrar em contato com os lojistas para confirmarem ou complementarem alguns dados;
  6. O Termo de adesão ao sistema somente será enviado após a liberação de pelo menos um fornecedor.
     

Como faço para enviar um pedido de Dropshipping ?

Após ter emitido sua nota fiscal de venda para o seu cliente, acessar o portal DSlite, através do menu “Criar Pedido”, e fazer o upload do arquivo xml da sua nota fiscal.

Não esqueça que  sua nota fiscal de estar com CFOP correta 5120 ou 6120, e a mensagem nos dados adicionais da nota informando que o produto será entregue pelo fornecedor mencionando o CNPJ e a Razão social do fornecedor.

Consulte nosso manual de emissão de nota fiscal de dropshipping que está disponível no menu ajuda.