FAQ - Perguntas mais frequentes

Quem paga o frete da entrega do processo de Dropshipping ?

Se for utilizado o convênio de transporte do fornecedor, ele SEMPRE vai cobrar do lojista o valor pago pelo frete da remessa dos produtos para o destinatário final. Sendo assim, para o lojista não ficar com a despesa de frete, é recomendado cobrar este valor do destinatário final já incluso no momento da venda.

Para consultar o valor do frete que o fornecedor irá cobrar pela entrega dos produtos, o sistema DSLite irá disponibilizar ferramenta de consulta de fretes de cada fornecedor.

Outra opção é o Lojista enviar uma etiqueta de transporte válida juntamente com o pedido, para o fornecedor apenas postar o pedido com esta etiqueta já forncedida. Neste caso, não haverá cobrança de frete. Exemplo: Etiquetas fornecidas pelos marketplaces.

Como funciona o frete no Crossdocking? e no Dropshipping?

  • No Crossdocking o Lojista compra o item no estoque virtual, paga o frete do trecho entre o fornecedor e sua loja, aguarda o produto chegar, fatura e envia o item para o cliente final.

  • No Dropshipping o cliente final paga o frete para o lojista. O fornecedor vai entregar os produtos para cliente final com frete pago, e irá incluir o valor do frete na nota fiscal de faturamento para o lojista. Quando o lojista envia a etiqueta de transporte, não existe a cobraça de frete.

Como o lojista pode simular o valor do frete antes de efetuar uma venda ?

O sistema DSlite disponibiliza 03 formas de simular o valor do frete:

  1. Através do Menu “Estoque Virtual”, basta localizar o produto e informar o CEP destino, semelhante a qualquer website de comercio eletrônico. 
  2. Através do Menu “Consulta / Fretes”, basta informar os dados de origem e destino, valor e peso e efetuar a consulta.
  3. Através da API de consulta de fretes que disponibilizamos para que os integradores e/ou programadores possam consumir.

De que forma o fornecedor irá repassar o valor do frete para o lojista?

O valor do frete cobrado pelo forncedor quando utilizado o convênio do fornecedor, será incluso no valor dos produtos.

O Fornecedor concede frete cortesia para remessa de dropshipping?

Não, o fornecedor sempre irá cobrar a despesa de frete do lojista quando for utilizado o frete próprio do fornecedor.

Onde e como posso utilizar a API de consulta de fretes ?

Em qualquer sistema, basta que o integrador ou programador consulte a nossa documentação disponivel e faça a implementação em seu sistema ou plataforma.

Link API: https://api.dslite.com.br/

Entendendo o frete no dropshipping Dslite.

Entendendo o frete no dropshipping Dslite.

1. DICAS DSLITE

- (Frete do Lojista) Faça o cálculo do frete em seu e-commerce utilizando sua própria tabela de fretes independente. 
- (Frete do Fornecedor) Utilizar o frete do fornecedor na sua compra;
- Assumir o risco da diferença entre os dois fretes;

 

2. FRETE DO LOJISTA

Recomendo que o cliente faça o seu próprio contrato com os Correios e faça o cálculo do frete em seu e-commerce utilizando sua própria tabela de fretes. 

Dessa forma, o lojista poderá gerar sua própria etiqueta do Correios e enviar para o fornecedor despachar o produto.

O endereço de origem da etiqueta deve ser OBRIGATORIAMENTE o endereço do fornecedor.


3.FRETE DO FORNCEDOR

Ao utilizar o frete do fornecedor, o fornecedor irá cobrar do lojista o valor do frete que está disponível para consulta no DSLITE.

o sistema DSLITE disponibiliza consulta/simulação de frete do fornecedor através do estoque virtual e também por API.

Poderá existir diferença entre o valor do frete cobrado pelo lojista em sua venda e o valor do frete cobrado do lojista pelo fornecedor. Essa diferença pode ser positiva ou negativa e é assumida pelo lojista.

 

4. VENDA COM ETIQUETA DO MARKETPLACE / endereço de origem. 

O endereço logístico cadastrado nos marketplaces deve ser OBRIGATORIAMENTE o endereço do fornecedor ou região próxima ao fornecedor.

Em alguns fornecedores, pode ser aceito outro endereço, no entanto, RECOMENDAMOS que o cliente tenha uma conta para cada endereço de origem, ou seja, que a etiqueta esteja com o endereço do fornecedor. Se o cliente utilizar a mesma conta já existente e com outro endereço, o Marketplace irá calcular o valor do frete e o prazo de entrega partindo do endereço de cadastro, e como os produtos serão despachados do endereço do fornecedor, é possível que haja uma cobrança posterior de diferença de frete. Algumas agencias de correios, não farão restrição quanto a postagem de outro endereço, isso é normal, mas já vimos casos de recusas, por isso recomendamos que seja utilizada uma conta pra cada fornecedor. 

DROPSHIPPING PELA OLIST, independente do fornecedor, o endereço logístico cadastrado na OLIST deve ser OBRIGATORIAMENTE o endereço do fornecedor ou região próxima ao fornecedor.

Estas informações podem ser alteradas a qualquer momento, portanto, mantenha sempre contato com nossa equipe e veja nossos informativos.